Socioemocioal
Os temas utilizados aqui como conteúdo são desenhados para ir além dos temas curriculares: funcionam como pontos de partida para projetos atitudinais, que ampliam o olhar dos estudantes e convidam a pensar em soluções que ultrapassam os muros da escola.
Cada capítulo nasce de uma pergunta disparadora, que instiga a turma a investigar fenômenos científicos e tecnológicos, mas também a refletir sobre como esses conhecimentos se relacionam com a vida em sociedade.
Assim, a produção em sala de aula se conecta ao cotidiano da vida dos alunos, da comunidade escolar, do bairro, da cidade ou até à questões globais, mostrando que a ciência é um meio de compreender e transformar realidades.
Esse movimento fortalece o desenvolvimento das competências socioemocionais. Ao trabalhar em grupo, negociar escolhas, lidar com erros e compartilhar descobertas, os estudantes aprendem a colaborar e a valorizar diferentes perspectivas. Mas vão além: cada projeto é também uma experiência de responsabilidade social, em que a criatividade e o pensamento crítico se transformam em ações com impacto real.
Dessa forma, a coleção promove não apenas o aprendizado STEAM ou dos conteúdos abordados, mas também a formação de indivíduos capazes de agir com empatia, consciência e compromisso com o coletivo.