A iteração e o mão na massa
O aprendizado ganha força no movimento contínuo de experimentar, avaliar, refazer e melhorar. Esse processo, chamado de iteração, é o que garante que os estudantes compreendam a ciência como uma prática viva, em constante evolução.
Por isso, as etapas de Experimentar e Criar são as que recebem mais tempo e atenção dentro da nossa metodologia: são nelas que a teoria encontra a prática, seja através de experimentos ou transformando ideias em protótipos.
Esse processo ganha força no “mão na massa”, que está no centro da experiência STEAM proposta pela coleção. Aqui, os estudantes não apenas falam sobre ciência: eles fazem ciência. Constroem experimentos, protótipos e soluções usando materiais simples e acessíveis — papel, barbante, garrafas, cartolina, luzes — mostrando que o essencial não é a tecnologia sofisticada, mas a criatividade, o raciocínio crítico e a colaboração. A cada iteração, a prática se alia à teoria, e o conhecimento se torna algo vivo e transformador. Assim, o estudante descobre que aprender é pensar, criar e agir, dentro e fora da sala de aula.