Projeto Piloto: Tema e Objetivos
Até agora apresentamos o "hardware" de nosso produto. Esse hardware é a parte que é ciclica e que terás as mesma etapas, independente de que projeto estejamos construindo. Pense nela como uma máquina de metodologia que levará os alunos da dúvida à informação e, depois, de um desafio à um processo de criação de uma solução.
Mas, assim como os computadores, toda máquina precisa de uma programação, um "software" capaz de realizar algo factível com a potência e capacidade do "hardware". Nessa analogia, estão os projetos temáticos. Eles podem estar integrados à uma ou mais componentes curriculares, e servirão como contexto de aprendizagem para os alunos, enquanto passam pelas etapas previstas. Qual é o tema, a dúvida central que os guiará pelas etapas, a motivação que lhes manterá engajados... Tudo isso faz parte desse conteúdo que trazemos para que os alunos descubram o mundo por si mesmos.
Abaixo estão as informações sobre o tema e os dados pedagógicos do projeto piloto:
Tema:
Desde os tempos mais antigos, o céu desperta curiosidade e fascínio nos seres humanos. Foi observando o movimento dos astros que aprendemos a marcar o tempo, a nos localizar na Terra e a compreender melhor o nosso lugar no universo. Este tema convida os estudantes a investigar como a ciência e a cultura nasceram dessa observação atenta e a refletir sobre como o conhecimento científico se constrói a partir de perguntas simples, registros cuidadosos e invenções criativas.
Observando o Céu
🤔 Dúvida Disparadora:
Como o céu influencia a vida humana?
🎯 Objetivo
Relacionar a observação dos céus com o desenvolvimento humano e da ciência, entendendo como ela organizou a vida em sociedade e impulsionou descobertas científicas.
💡 Compreensões
Os estudantes devem compreender que:
O conhecimento humano cresce conforme aprendemos a observar melhor os fenômenos.
O céu nos permite contar e organizar o tempo.
Os astros foram referências essenciais para a localização e orientação no espaço.
A ciência é construída de forma progressiva e coletiva, sempre ampliando saberes anteriores.
Observar o céu é também um ato cultural e social, com impacto na vida cotidiana das comunidades.
📚 Conteúdos Relacionados
Movimentos da Terra (rotação e translação).
Movimento aparente do Sol e das estrelas.
Fases da Lua.
Constelações e sua relação com os ciclos do ano.
História e função de instrumentos de observação.
Registros científicos: tabelas, gráficos, esquemas e protótipos.
📘 Descritores da BNCC
EF05CI10 — Identificar constelações no céu e relacioná-las aos períodos do ano.
EF05CI11 — Associar o movimento diário do Sol e das estrelas ao movimento de rotação da Terra.
EF05CI12 — Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua com base na observação e registro.
EF05CI13 — Projetar e construir instrumentos para observação à distância ou registro de imagens, discutindo seus usos sociais.
⚒️ Habilidades
Desenvolver observação analítica da natureza.
Localizar-se a partir das estrelas sem uso de aparelhos.
Contar o tempo usando o céu como referência.
Comparar ferramentas de observação, identificando limites e possibilidades.
Reconhecer como os diferentes astros afetam a percepção e a vida humana.