Orientações para professores
Este desafio desloca o foco para “como ver melhor”, em sintonia com a virada histórica dos instrumentos de observação. Na conversa inicial, avalie se o grupo compreende o objetivo do instrumento: tornar perceptível um detalhe distante que, a olho nu, é difícil de ver. Provoque com perguntas como: “O que significa enxergar melhor neste contexto — aumentar, nitidificar, estabilizar?”, “Quais critérios pretendem usar para comparar a visão com e sem o instrumento?”, “Que cuidados de alinhamento e estabilidade imaginam ser importantes desde o começo?”. Evite nomear soluções; mantenha o campo aberto para que eles proponham. Cuide de falsas expectativas, como “qualquer arranjo vai ampliar muito” ou “basta apontar e pronto”, e traga a conversa para o que é observável e comparável no ambiente escolar. Na hora de decidir, valorize grupos que enunciem um objetivo observável (ver letras de uma placa distante, identificar texturas em uma fachada), proponham um jeito simples de comparar e reconheçam que precisarão controlar movimentos indesejados do dispositivo e do observador.
Antes dos telescópios modernos, quem queria entender melhor o céu precisava inventar instrumentos para enxergar mais longe. Imaginem que vocês são exploradores e receberam a missão de observar um astro ou fenômeno distante. Só que não têm tecnologia avançada: precisam criar, com materiais simples, um recurso que funcione como um “olho estendido”, capaz de mostrar o que está longe com mais clareza.
Inventar e construir um instrumento artesanal que permita observar objetos distantes da escola (placas, árvores, janelas, torres etc.) e comparar a visão com e sem ele. A cada rodada de testes e feedback de outros grupos, vocês devem ajustar o protótipo para deixá-lo mais estável, nítido e fácil de usar.
Caçador de Ideias observa, pesquisa e propõe soluções possíveis para ampliar a visão. Ele traz inspirações e sugestões de ajustes, mas depende do Construtor e do Cronista para que suas ideias saiam do papel e sejam registradas.
Construtor de Visão lidera a montagem do protótipo, ajustando materiais e encaixes. Ele só consegue avançar com base nas ideias do Caçador e precisa das anotações do Cronista para não perder o histórico das tentativas.
Cronista Celeste registra esquemas, testes e resultados, garantindo que o grupo aprenda com cada iteração. Ele depende do Construtor para ter dados concretos e do Caçador para entender as intenções de cada mudança
Todos colaboram na construção e iteração do protótipo.