Orientações para professores
Aqui, a turma conecta observação do céu e orientação no espaço, dialogando com navegação por Sol e estrelas. Durante a escolha, observe se o grupo identifica uma pista principal e reconhece que o método depende de registro e repetição, não de adivinhação. Ajude com perguntas como: “Qual pista do céu vocês consideram mais reprodutível no tempo disponível?”, “Como transformar essa pista em marcas claras que qualquer colega consiga seguir?”, “Em que momento a comparação com a bússola faz sentido e por que só no final?”. Fique atento a armadilhas conceituais, como achar que uma única medição basta ou que a direção leste–oeste não muda ao longo do dia. Se aparecerem propostas que dependem de horários inviáveis para a escola, conduza a análise de viabilidade sem desmotivar, convidando a adaptar a pista escolhida. Para decidir, priorize grupos que apresentem raciocínio coerente de coleta de evidências e saibam apontar onde podem estar seus maiores erros (inclinação do bastão, terreno, intervalo entre marcas).
Um grupo de campistas precisa chegar a um abrigo que fica a leste, mas não tem GPS nem bússola.
Criar uma forma de se orientar usando pistas naturais, como a sombra do Sol, o caminho das estrelas ou sinais do ambiente. A solução pode ser um dispositivo simples, um procedimento de marcação no chão ou um plano de ação claro. No fim, vocês testam a direção encontrada no pátio e comparam com uma bússola para ver o quanto se aproximaram.
Caçador de Pistas observa e pesquisa as evidências naturais disponíveis ao longo do dia. Ele escolhe a pista principal a ser testada primeiro, como sombra do bastão ou posição do Sol, e entrega essas informações ao Cartógrafo de Campo para virarem instruções precisas.
Cartógrafo de Campo transforma as pistas em marcas, desenhos e mapas simples e também executa testes curtos no local. Ele traça linhas no chão, registra pontos e descreve o trajeto que o Verificador seguirá. Sem o seu mapa e seus testes, o plano não sai do papel.
Verificador confere a direção encontrada, avalia se o traçado se mantém estável e compara o resultado com a bússola apenas no final. Ele relata dificuldades e possíveis fontes de erro ao Cartógrafo de Campo e ao Caçador de Pistas para ajustes na próxima rodada.
Todos colaboram na construção e iteração do protótipo.