Orientações para professores 👆
Planeje o experimento em uma sala escurecida e providencie uma fonte de luz intensa e estável, como uma luminária sem difusor ou uma lanterna forte apoiada para não cair. As esferas podem ser bolas de isopor, bolas de borracha ou até frutas redondas, presas em palitos de churrasco ou lápis para facilitar o manuseio. Reduza reflexos forrando a mesa com papel escuro. Combine papéis no grupo para garantir participação: um estudante será o “observador na Terra” com a cabeça sempre na mesma posição, outro movimentará a “Lua” ao redor do “Sol” e um terceiro fará desenhos rápidos das fases vistas pelo observador. Antes de começar, recolha uma previsão em uma frase de cada grupo sobre o que esperam ver quando a Lua muda de posição.
Durante a observação, insista que o “Sol” permaneça fixo e que a “Terra” seja o ponto de vista do observador, evitando que os estudantes andem pela sala mudando o ângulo. Oriente quatro ou mais posições da “Lua” e, em cada uma, peça um desenho do disco com a parte iluminada visível do ponto de vista da Terra. Se o grupo reclamar que “a Lua não muda”, verifique se o observador está realmente na Terra e se a luz está atingindo a Lua diretamente; reposicione e repita. Em seguida, peça que tentem produzir a sombra da Terra alinhando Terra, Lua e Sol, e registre que o escurecimento total ou parcial só acontece nesse alinhamento, caracterizando eclipse, o que é eventual e não explica o ciclo mensal. Se alguém confundir “sombra da Lua” com “sombra na Lua”, diferencie eclipse lunar de fases e retome que fase é fração iluminada visível do ponto de vista do observador.
Na síntese, compare os desenhos das fases com o desenho do eclipse e conduza a conclusão de que a hipótese testada é refutada. Valorize a refutação como avanço do entendimento e peça que cada grupo escreva uma frase do tipo “pensávamos X, observamos Y, concluímos Z”. Para segurança, mantenha a luminária firme e afastada de materiais inflamáveis e evite lâmpadas que aquecem muito; se necessário, use lanterna LED. Como evidência mínima, recolha a sequência de quatro desenhos legendados, um desenho do eclipse e um parágrafo comparando os dois fenômenos.
As fases da Lua acontecem porque a sombra da Terra se projeta sobre ela.
Construir um modelo Terra-Lua-Sol para verificar se as fases da lua se dão pela sombra da Terra.
Lâmpada ou lanterna forte;
Sala escura;
Esfera grande (Terra);
Esfera pequena (Lua);
Palitos para segurar;
Fita ou massinha;
Papel preto;
Caderno para desenhos.
Em uma sala escura, acenda a lâmpada sobre a mesa como Sol.
Coloque a esfera maior como Terra e defina um ponto fixo de observação.
Movimente a esfera menor como Lua em órbita ao redor do Sol, mais próxima da luz.
Em pelo menos quatro posições, desenhe a Lua e pinte a parte iluminada visível.
Tente reproduzir a hipótese colocando a Terra entre a luz e a Lua. Observe o que ocorre.
Compare os desenhos das fases com o que foi observado e escreva uma frase explicando a diferença.